Psicologia Adolescentes

A terapia com adolescentes se caracteriza por consultas conduzidas diretamente com o adolescente e também por orientações esporádicas aos pais.

Normalmente, a primeira consulta é feita com os pais e somente após esse primeiro contato é realizada uma entrevista com o adolescente.

Fase de grande mudanças, os jovens podem expressar suas emoções de diferentes maneiras. É comum, devido a uma imaturidade cognitiva e emocional, o adolescente não conseguir reconhecer seus sentimentos, expressá-los de forma adequada e administrar as situações-problema. Diante desse cenário, o adolescente passa a apresentar alterações de comportamento. Na verdade, a mudança no comportamento juvenil deve ser vista como um sinal, um alerta de que algo não vai bem.

Muitas vezes, essas mudanças, principalmente se não tratadas, vão interferir no seu desenvolvimento de maneira geral, e afetar de forma negativa, seus relacionamentos com os amigos, seu rendimento escolar e sua convivência familiar.

As alterações de comportamento nem sempre são fáceis de ser identificadas. Essas alterações são classificadas como problemas de comportamento do tipo internalizante (exemplo: depressão, ansiedade, timidez) e problemas de comportamento externalizante (irritabilidade, agressividade, hiperatividade).

O objetivo da psicoterapia com adolescentes é o de reconhecer esses problemas e ajudar a criança e a família na superação das dificuldades, de maneira que a criança ou adolescente tenha um desenvolvimento saudável.