Terapia de apoio a gestante

terapia-psicologia-gestanteNos últimos anos, médicos e terapeutas vem dedicando um cuidado especial às mulheres nesta fase de profundas transformações que é a gestação. As preocupações com as novas responsabilidades podem gerar medos e levar a ansiedade, depressão, forte irritação e sensibilidade.

É um período que representa grandes mudanças físicas e emocionais, onde pode ocorrer ambivalência de sentimentos: a gestante pode ir da euforia a depressão em curto espaço de tempo, e isso parecerá muito estranho para ela própria o que vai dispender disposição para adaptação.

Levando em conta que a gravidez é um momento único na vida da mulher, muitas vezes até desconhecido ainda que não seja a primeira gestação, quanto mais informações ela tiver, maior será a consciência das mudanças que irão ocorrer e mais facilmente poderá lidar com ele.

Além da ação dos hormônios, a maneira como essa gestação foi concebida interferem no modo que a gestante e até as pessoas ao seu redor irão compreender e vivenciar esta fase, como características pessoais, da personalidade e o momento em que esta gravidez aconteceu. Além disso, levar em conta se foi uma gravidez planejada ou não, como está a relação da futura mamãe com o cônjuge ou pai da criança é de grande importância.

Trabalhar, estudar, cuidar da casa e de outros filhos é comum, o que ajuda a desenvolver crenças acerca de dificuldades em lidar bem com a situação. A mulher atual está sempre ocupada e ainda precisa lembrar que quanto melhor sua qualidade de vida emocional, melhor será a de seu filho(a) e a preocupação com o feto pode gerar uma extraordinária energia na busca de saúde e bem-estar.

Organizar-se para viver esse período com menos estresse, ajudará a não transformar esse momento tão bonito e importante em turbulência, para isso a gestante pode contar com profissionais capacitados para ajudá-la neste momento delicado porém, passageiro.

Uma opção é a terapia cognitiva que por ser uma terapia breve, prática e colaborativa tende a entender e focar diretamente o problema, propiciando uma significativa qualidade de vida, ajudando a gestante e as pessoas com quem convive a tornar esse instante bastante especial e saudável.

Beatriz Conceição S. de Paula
Psicóloga – Terapia Cognitivo-Comportamental